Pitósporo da China (671)
Nome Científico: Pittosporum tobira (Thunb.) W. T. Aiton
Origem: Ásia, China
Diâmetro do tronco: 30cm
Diâmetro da copa: 4m
Altura: 0 a 5m
O pitósporo-da-China é uma árvore ornamental nativa da China, que foi introduzida na Europa no século XIX. Atualmente, é cultivada em várias partes do mundo, incluindo em Portugal, como planta ornamental em jardins e parques.
Características:
O pitósporo-da-China é uma árvore de médio porte, que pode atingir os 10 metros de altura. Possui um tronco fino e ramificado, com uma casca acinzentada, e uma copa densa e arredondada. As suas folhas são pequenas e ovaladas, de cor verde-escura, e têm uma textura ligeiramente coriácea. As suas flores são pequenas e brancas formando inflorescências em forma de panícula. Os seus frutos são cápsulas lenhosas que contêm sementes aladas.
Curiosidades:
O pitósporo-da-China é uma árvore muito apreciada na jardinagem, devido à sua folhagem densa e brilhante, e às suas flores perfumadas. É frequentemente utilizada como planta de sebe, em jardins privados e parques públicos.
O pitósporo-da-China é uma espécie que se adapta a diferentes tipos de solo e de clima, desde que sejam bem drenados e não sejam sujeitos a geadas fortes. É uma árvore resistente, que não requer muitos cuidados especiais.
O pitósporo-da-China é uma espécie que pode ser propagada por sementes ou por estacas, e que pode ser facilmente cultivada a partir de mudas.
O pitósporo-da-China é uma árvore que pode ser afetada por algumas doenças e pragas, como a cochonilha e o míldio. No entanto, estas doenças não costumam causar danos graves à árvore.
Esta é uma espécie que tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa, para tratar várias doenças, como a bronquite, a tosse e as doenças do fígado. No entanto, os efeitos medicinais desta árvore ainda não foram comprovados cientificamente.
{NOTA}
Powered by uin.pt