Pinheiro-de-Riga (723)
Nome Cientifico: Pinus sylvestris
Origem: Eurasia
Diâmetro do tronco: 60cm
Diâmetro da copa: 3m
Altura: 20 a 25m
O pinheiro-de-Riga é uma espécie de pinheiro nativa das regiões montanhosas da Europa, Ásia e América do Norte. O seu nome vem da cidade de Riga, na Letónia, onde era bastante comum no passado.
Características:
O pinheiro-de-riga é uma árvore de grande porte, que pode chegar a medir até 55 metros de altura. Possui um tronco reto e cilíndrico, coberto por uma casca espessa e áspera. As suas folhas são agulhas verdes, agrupadas em fascículos de dois a cinco, e os seus cones são cilíndricos e podem medir até 20 cm de comprimento. É uma espécie perene, que mantém as suas folhas verdes durante todo o ano.
Curiosidades:
Esta espécie é muito importante economicamente, sendo utilizada na produção de papel, madeira serrada, lenha e resina.
A madeira do pinheiro-de-riga é bastante valorizada na indústria de construção naval, devido à sua resistência e durabilidade.
Na Letónia, o pinheiro-de-riga é considerado um símbolo nacional, sendo frequentemente representado em obras de arte e emblemas.
O Pinheiro-de-riga é uma espécie bastante resistente, capaz de suportar condições extremas de frio e vento. Por isso, é frequentemente utilizada em programas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Além da sua importância económica e cultural, o pinheiro-de-riga também é apreciado pela sua beleza e pode ser encontrado em parques e jardins em todo o mundo.
{NOTA}
Powered by uin.pt