Tuia-gigante (358)
Nome científico: Thuja plicata
Origem: Oeste da América do Norte
Diâmetro do tronco: 40+40cm
Diâmetro da copa: 6m
Altura: 20 a25m
A tuia-gigante (Thuja plicata) é uma árvore originária da América do Norte, mais precisamente da região que abrange o Alasca, o Canadá e o noroeste dos Estados Unidos. A sua história remonta há muitos séculos, sendo que as tribos indígenas da região utilizavam a madeira da árvore para construir canoas, casas e outras estruturas.
Características:
A tuia-gigante é uma árvore perene que pode atingir até 70 metros de altura, sendo que o seu tronco pode ter até 6 metros de diâmetro. As suas folhas são escamosas e de cor verde escura, enquanto a sua casca é fibrosa e de cor castanha avermelhada. A madeira da tuia-gigante é resistente, durável e possui uma cor avermelhada.
Curiosidades:
A tuia-gigante é uma árvore muito valorizada na indústria da madeira, sendo utilizada na construção de casas, cercas, postes e outros produtos.
Esta árvore é também utilizada em jardinagem e paisagismo, devido à sua beleza e resistência.
É uma espécie invasora em algumas regiões da Europa, onde foi introduzida como planta ornamental.
A árvore era considerada sagrada pelos povos indígenas da América do Norte, que a utilizavam em cerimónias religiosas e lhe atribuíam propriedades medicinais.
A Tuia-gigante é também valorizada pela sua capacidade de armazenar carbono, o que a torna importante na luta contra as alterações climáticas.
Esta árvore é um habitat importante para muitas espécies animais, incluindo aves, mamíferos e insetos.
É de crescimento lento, o que significa que pode levar muitos anos para atingir o seu tamanho máximo. No entanto, a sua longevidade faz com que seja uma das árvores mais antigas do mundo, podendo viver mais de 1000 anos.
{NOTA}
Powered by uin.pt