UIN
 
...
Percurso Longo

Abeto-branco (331)

Nome científico: Abies alba
Origem: Montanhas da Europa
Diâmetro do tronco: 100cm
Diâmetro da copa: 5m
Altura:35 a 40m

O Abeto-branco (Abies alba) é uma árvore de origem europeia, que é encontrada em muitas partes da Europa Central e Oriental. É uma das espécies de árvores mais importantes do continente europeu e tem sido cultivada há séculos por causa de sua madeira de alta qualidade.

Características:

O abeto-branco é uma árvore de grande porte, que pode crescer até 50 metros de altura e ter um diâmetro de tronco até 2 metros. Tem uma copa cónica e folhas em forma de agulha que são verde-escuras na parte superior e têm duas listras brancas na parte inferior. As flores do abeto-branco são muito pequenas e são polinizadas pelo vento. Os frutos da árvore são pinhas cilíndricas e podem crescer até 20 centímetros de comprimento.

A madeira do abeto-branco é altamente valorizada por causa de sua resistência e durabilidade. Ela é utilizada no fabrico de móveis, construções e instrumentos musicais. A casca da árvore é frequentemente usada na medicina herbal e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Curiosidades:

É uma das árvores mais antigas da Europa, tendo sido cultivada há séculos para uso como madeira e fins ornamentais. É frequentemente plantado em parques e jardins por causa de sua beleza e por seu valor como árvore medicinal.

O abeto-branco é uma árvore muito importante para a biodiversidade, uma vez que fornece habitat para muitas espécies de animais. Ele é frequentemente plantado em áreas de reflorestamento para ajudar a restaurar habitats naturais.

É uma árvore muito resistente, capaz de tolerar condições de solo e clima adversas. É muito adaptável e pode ser encontrada em muitas partes do mundo, desde a Europa até a América do Norte.

É frequentemente associado à proteção e à imortalidade, sendo considerado uma árvore sagrada por muitas culturas e tem sido utilizado em rituais e cerimónias ao longo da história.

O abeto-branco é uma das espécies de árvores mais ameaçadas da Europa, devido à perda de habitat e à exploração madeireira. Estão a ser feitos vários esforços para proteger e restaurar as populações de abetos-brancos em toda a Europa.

 

{NOTA}

Powered by uin.pt