Cedro-do-Oregon (335)
Nome científico: Chamaecyparis lawsonniana
Origem:América do Norte
Diâmetro do tronco:100cm
Diâmetro da copa:6m
Altura:25 a 30m
O cedro-do-Oregon (ou cedro-de-Lawson) é uma árvore nativa da costa oeste da América do Norte. Foi descoberto em 1854 pelo botânico escocês John Jeffrey, que o encontrou na região do Oregon, nos Estados Unidos.
Características:
O cedro-do-Oregon é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 70 metros de altura e ter um diâmetro de tronco até 4 metros. Ela tem uma copa cónica e folhas escamosas que são verde-escuras na parte superior e com listras brancas na parte inferior. As flores da árvore são pequenas e em forma de cone. Os frutos são pinhas que podem medir até 10 cm de comprimento.
A madeira do cedro-do-Oregon é muito valorizada pela sua resistência e durabilidade. Ela é utilizada na construção de casas, navios e móveis. A árvore também é valorizada pelos seus benefícios ambientais, pois é capaz de reter grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera.
Curiosidades:
O cedro-do-Oregon é uma árvore muito importante na cultura e história dos povos nativos da costa oeste dos Estados Unidos. Eles utilizavam a madeira da árvore na construção de canoas, casas e outros objetos.
A árvore é também valorizada pelas suas propriedades medicinais. O chá feito com as folhas do cedro-do-Oregon é utilizado pelos povos nativos como um remédio natural para tratar problemas respiratórios.
É uma árvore muito resistente e capaz de sobreviver em condições de clima e solo adversas. Ela é capaz de crescer em solos pobres e com baixa disponibilidade de água.
O cedro-do-Oregon é uma espécie de árvore que se encontra em risco de extinção em alguns lugares. A perda de habitat natural e a exploração excessiva da madeira são algumas das principais ameaças à sobrevivência da espécie.
É frequentemente plantado como árvore ornamental em parques e jardins, devido à sua beleza e resistência.
{NOTA}
Powered by uin.pt