UIN
 
...
Percurso Longo

Medronheiro (467)

Nome científico: Arbutus unedo
Origem:Região mediterrânea e oeste da Europa
Diâmetro do tronco: 2x10cm
Diâmetro da copa: 3m
Altura: 0 a 5m

O medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore originária da região mediterrânica, onde é cultivada há mais de 4.000 anos. É uma das poucas árvores que crescem naturalmente em Portugal.

Características:

O medronheiro é uma árvore de porte médio, que pode atingir até 10 metros de altura. Tem uma copa arredondada e densa, com folhas perenes e brilhantes que medem cerca de 5 a 10 centímetros de comprimento. As flores do medronheiro são pequenas, brancas ou rosa pálido, e aparecem no outono. Os frutos do medronheiro são vermelhos ou laranja, com um sabor adocicado e ligeiramente ácido.

Curiosidades:

O medronheiro é uma árvore resistente à seca e aos solos pobres, sendo frequentemente cultivado para a produção de frutos e para a recuperação de áreas degradadas.

O fruto do medronheiro é comestível e pode ser utilizado na produção de licores, geleias e outros produtos alimentares. Os frutos são ricos em vitamina C, antioxidantes e outros nutrientes benéficos para a saúde.

O medronheiro é uma árvore importante para a ecologia das florestas mediterrânicas, fornecendo alimento e abrigo para uma variedade de animais selvagens, incluindo aves, veados e javalis.

Na mitologia celta, o medronheiro era considerado uma árvore sagrada, associada à sabedoria e ao conhecimento. Acredita-se que os druidas usavam os frutos e as folhas do medronheiro em rituais religiosos.

Em Portugal, o medronheiro é uma árvore protegida por lei, devido à sua importância cultural, ecológica e económica. A sua exploração só é permitida com autorização prévia das autoridades competentes.

O medronheiro é uma árvore que pode viver até mais de 100 anos, dependendo das condições ambientais e da sua localização geográfica.

A madeira do medronheiro é dura e resistente, sendo utilizada em carpintaria e na produção de objetos decorativos.

 

{NOTA}

Powered by uin.pt