Cipestre-do-Arizona (531)
Nome científico: Cupressus arizonica
Origem:Sudoeste dos EUA e México
Diâmetro do tronco: 90cm
Diâmetro da copa: 8m
Altura: 20 a 25m
O cipreste-do-Arizona, também conhecido como cipreste-de-lápis, é uma árvore ativa das regiões montanhosas do sudoeste dos Estados Unidos, incluindo o Arizona, o Novo México e o Texas. Esta árvore tem sido valorizada ao longo da história pelos povos nativos americanos da região, que utilizavam a sua madeira para a construção de casas, móveis e instrumentos musicais.
Características:
O cipreste-do-Arizona é uma árvore de porte médio a grande, que pode atingir alturas de 40 metros. Tem uma copa estreita e cónica e ramos verticais que se sobrepõem. As suas folhas são pequenas, em forma de escamas e têm uma cor verde azulada. As pinhas do cipreste-do-Arizona são pequenas e arredondadas, com escamas em forma de diamante. A casca do cipreste-do-Arizona é espessa, acinzentada e escamosa.
Curiosidades:
É uma árvore que é valorizada pela sua madeira resistente e aromática, utilizada na construção de móveis, instrumentos musicais e cercas.
A casca do cipreste-do-Arizona tem sido utilizada pelos povos nativos americanos da região para fins medicinais, incluindo o tratamento de infeções e feridas.
O cipreste-do-Arizona é uma árvore bem-adaptada a climas secos e áridos, e pode sobreviver em solos pobres e com pouca água.
A árvore é frequentemente utilizada em paisagismo, devido à sua beleza e resistência.
Pode viver por muitos séculos, com alguns espécimes a viverem mais de 1.000 anos.
É uma árvore importante para a ecologia da região, pois fornece habitat e alimento para muitas espécies animais, incluindo aves, esquilos e veados.
A árvore está ameaçada pela exploração excessiva da sua madeira e pela perda de habitat devido ao desenvolvimento humano.
O cipreste-do-Arizona é uma das árvores mais antigas do mundo, com alguns espécimes a terem mais de 2.000 anos de idade.
{NOTA}
Powered by uin.pt