Castanheiro (703)
Nome Cientifico: Castanea sativa Miller
Origem: Sul da Europa (Mediterrâneo)
Diâmetro do tronco: 120cm
Diâmetro da copa: 18m
Altura: 25 a 30m
O castanheiro (Castanea sativa Miller) é uma árvore nativa da região do Mediterrâneo, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. A espécie é cultivada há milhares de anos para a produção de castanhas, um alimento importante na culinária mediterrânea.
Características:
O castanheiro é uma árvore de porte médio a grande, podendo atingir de 20 a 35 metros de altura. Tem uma copa arredondada e tronco reto e largo, com casca acinzentada e fissurada. As folhas são caducas, com margens serrilhadas. As flores são pequenas e agrupadas em inflorescências cilíndricas chamadas de amentilhos. Os frutos são as castanhas, protegidas por um “ouriço”.
Curiosidades:
O castanheiro é uma árvore muito valorizada pelo seu fruto, a castanha, que é um alimento versátil e muito utilizado na culinária mediterrânea. A castanha é rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.
É uma espécie muito resistente e pode viver por centenas de anos. Algumas árvores são conhecidas por terem mais de 1.000 anos de idade.
O castanheiro é uma árvore importante na ecologia mediterrânea, fornecendo alimento e habitat para uma variedade de animais, incluindo aves, esquilos e porcos selvagens.
Em Portugal, é um elemento importante da paisagem e da cultura rural. As festas populares em honra de São Martinho, celebradas em novembro, são uma tradição portuguesa que envolve a colheita e o consumo de castanhas.
O castanheiro é ameaçado pela doença da tinta, causada pelo fungo Phytophthora cinnamomi, que pode afetar as raízes e causar a morte da árvore. A gestão adequada dos solos e das práticas agrícolas é importante para a prevenção e o controle da doença.
{NOTA}
Powered by uin.pt